domingo, 31 de março de 2013

Oficina de fotografia pinhole no Quilombo Cambury (Ubatuba-SP) - AJUDE A ACONTECER

O que é o Projeto?

 
O projeto Click na Lata e Cia… desde 2004 atende com oficinas de fotografia, principalmente crianças e jovens da periferia de São Paulo.
 
Iniciado em 2004 na Vila Maria Alta, Centro Social Leão XIII, sob o nome de Projeto Olho Mágico,
o projeto se consolida no ano de 2007, quando se "instala" na Vila Santa Inês, mas propriamente na SAMOSI - Sociedade Amigos dos Moradores de Vila Santa Inês, sendo contemplado/subsidiado com os prêmios Criando Asas - Instituto Asas/Red Bull e Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias (2007/2008), Programa VAI - Valorização às Iniciativas Culturais - Prefeitura de São Paulo (2008/2009), Prêmio Cultura Viva - Ponto de Cultura (2009-2012) e Prêmio Laureate - Universidade Anhembi-Morumbi/Laureate Foundation (2012).
 
Durante os 09 anos de projeto, o Click na Lata e Cia… atendeu mais de 1000 pessoas, principalmente crianças e jovens, além de adultos, também curiosos. Realizou mais de 15 exposições e pelo menos 10 workshops, realizados em lugares variados como a Fundação Casa, Casas de Cultura, ONGs e Diversos eventos coletivos e colaborativos.
 
A idéia do projeto, além de propiciar o primeiro contato com a arte da fotografia pinhole (câmera escura), é por meio das oficinas, ampliar a visão de mundo das pessoas, fazendo-as perceber o seu mundo e seu entorno de maneira diferente. Incentivamos no aluno a descoberta e questionamos o seu olhar.
 
o grupo há atua já há algum tempo na Zl, aqui cartaz de uma exposição de 2009


A oficina é um encontro lúdico, onde os alunos confeccionam primeiro uma Caixa Ótica (caixa de luz), e em seguida reciclam uma lata, transformando-a numa câmera fotográfica de orifício (câmera escura). Num laboratório improvisado, os próprios alunos "carregam" e depois de um passeio fotográfico pela comunidade, revelam , lavam e estendem num varal coletivo, suas fotos. A oficina é realizada com "pinceladas" nas aulas que se aliam e alinham a qualquer componente curricular como Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Química, Física, entre outros. Ao final, é realizada uma exposição aberta aos pais, amigos e comunidade.
 
Click na Lata e Cia… é portanto o "carro-chefe" do Coletivo Mundo em Foco, formado em 2004, por jovens engajados com questões sociais que envolvem a comunidade. O grupo trabalha diretamente com diversas tecnologias e temas como: tv, vídeo, cinema, internet, fotografia, artes plásticas, meio ambiente, teatro, literatura, entre outros.
 

De onde surgiu a idéia de uma Oficina no Quilombo?

 
De um amigo, fotógrafo e apoiador do projeto, o fotógrafo Márcio Ramos, antigo morador de Ubatuba, que visitou a comunidade por muitas vezes ainda sem energia elétrica. Ele sempre teve o desejo de realizar uma oficina de fotografia, mas os novos trabalhos e desafios o impediram de retornar.
 
O Márcio, quando nos conheceu em 2009, logo sugeriu de realizar uma oficina lá. A vontade sempre foi grande e acreditamos que desse vez, conseguiremos. 
 
Impulsionados pelo Hub Fellowship - Jovens Empreendedores Sociais, nós do Mundo em Foco, resolvemos topar o desafio de levantar uma grana e realizar um sonho que vem atravessando os anos.
 
Afinal, a oficina visa registrar a comunidade do Quilombo do Cambury, ajudando na documentação histórica do local, retratando seus costumes, suas crenças, memórias, saberes, artes, geografia e seu povo.
 
Buscamos um intercâmbio cultural, onde a troca de saberes se fará presente e necessária. É nesse intuito de escuta, olhar o próximo, sentir suas necessidades e expor seus sentimentos por meio da arte que queremos estar presentes na localidade.
 
A oficina está prevista para o mês de julho. Colabore e torne esse ideal, real. Temos apenas 20 dias!
 
 

LINKS PARA ENTENDER MELHOR:

 
 
Nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/mundoemfoco
 
 
Nosso Site: www.mundoemfoco.org
 
Ensaio sobre o Quilombo Cambury - Ubatuba - por Márcio Ramoshttp://www.marcioramosfoto.com.br/site/index.asp?cat=45&subcat=31&cod=31...
 
Estação Memória do Cambury: http://estacaomemoriacamburi.wordpress.com
 
Facebook Estação Memória do Cambury:http://www.facebook.com/estacaomemoriacambury
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário