terça-feira, 2 de abril de 2013

Organização de Cidade Tiradentes cria um Mapa das Artes

Site foi desenvolvido para criar uma valorização do bairro e tem por objetivo mapear espaços públicos, ou de interesse público que atuam na região: coletivos de arte, ongs, aparelhos públicos, artistas locais

Para entrar no Mapa  click em Cidade TIradentes



Abaixo o Manifesto do site e seus objetivos


O Mapa das Artes da Cidade Tiradentes é um mapa virtual e interativo da comunidade artístico-cultural deste bairro do extremo leste da cidade de São Paulo, organizado sobre um mapa físico e geográfico da cidade. Nele é possível localizar pessoas, grupos, espaços e eventos relacionados às linguagens da música, dança, audiovisual, artes plásticas, literatura e teatro. Outras questões relacionadas à vida cotidiana das pessoas do bairro são apresentadas numa série de temas como jovem, negro, mulher, trabalho, etc. O mapa apresenta as informações da comunidade por meio de vídeos, fotos, músicas e textos.
Inicialmente as informações do Mapa das Artes foram postada pelos organizadores do site, mas toda a comunidade da Cidade Tiradentes pode participar se cadastrando no site e postando suas próprias informações. Desta forma o mapa se mantém em desenvolvimento permanente. O site também apresenta um fórum, onde os usuários podem ter seu perfio, propor discussões e comunicar-se uns com os outros.



MANIFESTO DOS ARTISTAS DA CIDADE TIRADENTES

Nós, artistas da Cidade Tiradentes, poetas, escritores, artistas plásticos, atores, compositores, músicos, bailarinos, produtores audiovisuais, contadores de histórias, cantores, reunidos em Encontro dos Artistas da Cidade Tiradentes, no dia 10 de agosto de 2009, na Estação da Juventude, com a presença de 100 pessoas, entre redes locais, subprefeitura da localidade e redes internacionais – Rede Mundial de Artistas e Rede Internacional de arte, drama e educação – manifestamos a nossa presença na ação cultural do bairro e da cidade através de propostas que podem fortalecer o trabalho artístico e a cidadania cultural.
Nós artistas precisamos, além de expressar a nossa arte, dialogar com o bairro e com os poderes públicos, para que possa haver uma maior valorização da arte e do artista local. Precisamos de espaços para concretizar projetos e recursos públicos em apoio ao trabalho criativo. Os artistas locais precisam apresentar-se nos eventos locais com suporte material e financeiro, incluindo a divulgação de nossas atividades artísticas.

Temos em vistas estas considerações propomos:

A busca de um diálogo permanente com o poder  público
maior acesso aos recursos para o desenvolvimento de atividades artísticas locais
Apresentação dos artistas locais nos grandes eventos da Cidade Tiradentes
A presença da arte e da cultura no currículo escolar e na escola.
criação e divulgação de uma agenda cultural
criação de uma rede de comunicação comunitária local para a divulgação das atividades
utilização dos espaços existentes na Cidade Tiradentes para realização das atividades artísticas e culturais locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário