quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Casa de Cultura do Itaim Paulista convoca reunião com artistas e produtores culturais da região - COM 8 ANOS DE ATRASO


Casa de Cultura do Itaim Paulista convoca reunião para diálogo neste sábado. Movimentos culturais da região acusam o evento de politicagem oportunista para manutenção de caargos


Histórico - de ideia inovadora ao descaso atual

A Casa de Cultura do Itaim Paulista é a primeira desse tipo na cidade, criada na gestão de Luíza Erundina (que na época era do PT) quando a Secretária de Cultura era Marilena Chauí, conhecida filosofa da USP que escreve sobre política e cultua e que acabou renunciando ao cardo pela alto grau de burocracia. Assim, a Casa acabou sendo inaugurada pelo sucessor de Chauí o ator e militante Gianfrancesco Guarnieri  que acabou virando seu patrono.

A ideia das Casas de Cultura era descentralizar os espaços de criação e recepção da cultura pela cidade com a participação direta da comunidade. De lá pra cá a coisa foi perdendo o rumo e os problemas aumentaram. Na gestão Serra-Kassab as reivindicações de aumentar o número desses espaço pela cidade, bem como tornar sua estrutura mais participativa pela comunidade não foram atendidas. Lugares como Guaianazes e Itaim Paulista são dois casos clássicos na zona leste.

Em Guaianazes a Casa de Cultura é um ficção, há o prédio mas as ações culturais onde estão? Já no casa do Itaim Paulista houve falta de diálogo por parte de sue gestor, Sandro Ivo, com boicotes a grupos que utilizavam o espaço e davam vida àquele lugar. O Ponto de Leitura vive fechado e vários grupos que utilizavam o local foram convidados sutilmente a se retirar.

Grupos ainda relatam outros problemas como desorganização, descaso e falta de informações pelos funcionários que mal atende às ligações e desconhecem a programação na casa, quando há alguma.

A consequência  dessa situação foi previsível, sucateamento do espaço, arbítrio e falta de uso pela população local que não fica sabendo de nada daquele lugar, é como se ele não existisse no bairro.

E um lugar que existe há quase três décadas deveria já ser um centro de referência para a cultura da região mas não é o que está acontecendo, ainda.


Casa de Cultura do Itaim Paulista convoca reunião

Recebemos um e-mail para uma reunião na Casa de Cultura.





"AOS ARTISTAS QUE UTILIZAM A CASA DE CULTURA ITAIM

SEGUE ANEXO CONVITE PARA A PARTICIPAÇÃO DE UMA REUNIÃO MUITO IMPORTANTE QUE FAREMOS NO DIA 02/03/2013 - ÁS 16 HORAS NA SALA GUARNIERI DESTE MESMO PRÉDIO

A IDÉIA É DISCUTIRMOS AS MELHORES CONDIÇÕES PARA UTILIZAR ESSE EQUIPAMENTO, COM EVENTOS FREQUENTES, UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO, ORGANIZAÇÃO E PARCERIA

PARA TANTO, PEDIMOS QUE OS GRUPOS, ARTISTAS E  PROFISSIONAIS DE ARTE PARTICIPASSEM, ENVIANDO PELO MENOS UM REPRESENTANTE
AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO
MARSEN BORGES
SANDRO LUCIO IVO"



Politicagem?

Muitos movimentos prometem não comparecer, outros dizem que irão para fazer frente às reivindicações do bairro e ser contra possíveis politicagens de pessoas da casa. Muitos coletivos culturais afirmam que a Casa de Cultura abriu diálogo agora para que as pessoas lá dentro possam manter seus cargos nesse momento de novas nomeações na cidade.

Ficaram anos fechados e agora embarcam na ong de diálogo que a área cultural da gestão Haddad está criando. Também há o fato de os coletivos culturais e outro militantes estarem se juntando para ter mais força frente às contradições e demandas que enfrentam diariamente em seus locais de atuação.

Algumas pessoas sugeriram mandar uma carta à nova subprefeita do Itaim Paulista para dizer o que aconteceu esses anos todos e porque as pessoas daquele espaço cultural devem sair e não mais influenciar as políticas culturais do bairro.




Um comentário:

  1. vixe, agora tem que ser pra valer pois cultura é coisa séria, independente de politicagem ou não, devemos ocupar esse espaço que é nosso.

    ResponderExcluir