sexta-feira, 15 de março de 2013

Secretário da Cultura não vira hoje à Zona Leste, mas carta de reivindicações deve ser entregue a secretário adjunto

Ficou marcado para hoje, dia 15 de março, a vinda do secretário Juca Ferreira para um debate em Ermelino Matarazzo sobre os rumos da cultura na cidade de São Paulo. O encontro seria útil para discutir, criticar e sugerir ações para uma politica cultural mais participativa e democrática. Contudo hoje recebemos e-mail de Tião Soares dizendo que o secretário não mais viria por ter sido chamado extraordinariamente pelo prefeito Haddad. Em seu lugar virá o secretário adjunto Alfredo Manevy.

O Fórum de Cultura Zona Leste (criado recentemente por militantes e coletivos culturais da região) iria debater com o secretário suas pautas, entregar um documento com suas reivindicações e pleitear uma nova região com o secretário sem intermediários, ou seja, entre Juca Ferreira e quem faz cultura na quebrada. Como o mesmo não virá será entregue o documento ao secretário adjunto junto com o pedido de uma reunião entre o Fórum e Juca Ferreira.

A reunião com o secretário que seria hoje foi adiada para o dia 19de março, terça feira.

Abaixo a carta com as reivindicações do Fórum  Para quem quiser complementa-la deve faze-lô até as 18h dessa sexta-feira.





PARA MUDAR O PANORAMA CULTURAL DA PERIFERIA, ZONA LESTE
Por uma política pública estruturante em Lei para a periferia

A Zona Leste de São Paulo traz em sua história de luta um traço cultural inconfundível. Junto das lutas por moradia, infraestrutura, saúde, educação e transporte, marca presença a resistência de movimentos culturais históricos como Vento Leste e Movimento Popular de Artes de São Miguel (MPA).
O caráter de resistência cultural se intensificou na década de 90 por meio da cultura Hip-Hop e cresceu em diversidade na última década (2000) com o apoio de políticas públicas descentralizadoras como o VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) e a Lei de Fomento ao Teatro.
No último período, na contramão do sucateamento dos espaços públicos como CEUs e Casas de Cultura, os coletivos culturais da Zona Leste intensificaram os fazeres artísticos e ampliaram os diálogos políticos entre si e com a sociedade.
Neste contexto, surge o Fórum de Cultura da Zona Leste (em processo de ampliação e interlocução com outras regiões da cidade) cujo objetivo é criar uma discussão coletiva permanente entre os mais diversos segmentos da cultura com o intuito de fomentar a ampliação de políticas públicas para coletivos de periferia visando a distribuição e descentralização de recursos.
Como prerrogativa o Fórum parte da garantia da participação popular na construção e deliberação das políticas públicas a serem implementadas e exige transparência no empenho dos recursos.
Apresentamos algumas de nossas reivindicações elaboradas a partir de encontros e plenárias realizadas em diversos pontos da zona leste:
  • Criação de política pública estruturante em Lei para cultura na periferia;
  • 2% do orçamento municipal para a cultura;
  • Manutenção e fortalecimento do programa VAI e criação do programa VAI 2 com dotação orçamentária própria;
  • Criação do Fundo Municipal de Cultura;
  • Retorno da gestão das Casas de Cultura para a Secretaria Municipal de Cultura e criação de mais espaços culturais na zona-leste.
Assinam este documento: Coletivos, Grupos, Artistas e cidadãos dos distritos de Ermelino Matarazzo, São Miguel, Penha, Itaquera, São Mateus, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Guaianazes e Aricanduva.
Contato:
forumdeculturadazonaleste@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário