segunda-feira, 18 de março de 2013

Relatório do Encontro de Cultura no Salão da Igreja São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo


Relatório do Encontro de Cultura no Salão da Igreja São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo
 
O que rolou:
O Juca não veio, mas enviou o secretário Adjunto
A SMC (secretaria municipal de cultura) fez uma apresentação panorâmica dos pontos de cultura na ZL e reconheceu a deficiência nesta área, reforçando que há necessidade de ampliar as intervenções  culturais do poder público nesta região.
Reconheceram também a questão do sucateamento da cultura em toda sua estrutura e da moeda de troca q está rolando nas subprefeituras.
Realizamos 2h30 de debate.
A atividade juntou cerca de 200 pessoas.
 
Questões levantadas pelo Fórum de Cultura da ZL:
  • O Fórum da ZL estava com uma bancada próximo de 25 pessoas. Realizamos várias intervenções com qualidade e objetividade 
  • Lemos nossa carta síntese 
  • Apresentamos a reivindicação da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo. Há 20 anos os militantes da cultura em conjunto com a população lutam pela construção deste equipamento cultural
  • Reforçamos nossa defesa em torno do financiamento da cultura. Valorizamos a disposição do prefeito de aumentar o percentual para 2%. Porém, questionamos quando e como se dará a elevação da verba.
  • Defendemos que o Plano Municipal precisa ser elaborado com a participação dos movimentos de cultura. No que se refere a financiamento é necessário que o PMC garanta com precisão quanto irá investir em cultura nos próximos 10 anos.
  • É fundamental a formação do Conselho Municipal de Cultura (com formato paritário – governo, movimentos de cultura) e com caráter deliberativo. Neste ponto, o sec.adj. respondeu que o governo garantirá a formação de conselho municipal e de conselhos regionais. Não apontou nada sobre o poder de decisão do mesmo.
  • Foi mencionado tb q a ZL tem hj 43% da população do município e a pergunta foi: a verba da cultura é distribuída nesta proporção? O sec. Adj. Ficou de verificar....
  • Levantamos a preocupação de aprovação do VAI II com orçamento próprio.  
  • Cobramos a necessidade de participação popular nas decisões sobre orçamento público
  •  Sobre os cargos de coordenador e supervisor de cultura (secretaria e subprefeituras) é fundamental que @s escolhid@s tenham vínculos com as discussões de cultura.
  • Apresentamos muitas preocupações com a burocracia nos CEUs. É necessário que estes equipamentos tenham as portas abertas para os artistas locais se apresentarem e expor seus trabalhos.
  • Realizamos a cobrança sobre o funcionamento do Teatro Império na Penha. A SMC informou que será reinaugurado até o final do ano.
  • Questionamos a concepção da Virada Cultural, seu alto custo e a necessidade de se priorizar artistas das comunidades.
  • Houve intervenções interessantes de outros grupos que abordaram o tema do samba e a urgência de ações que valorizem a cultura afro-brasileiras.  
Impressões sobre o encontro
 
- As pessoas que estavam no local vão para uma espécie de formação cidadã.
 
- O representante da SMC mostrou clareza dos reais problemas da Cultura e sua estrutura, além dos problemas políticos envolvidos.
 
- Nossa participação foi muito positiva. Colocamos o Bloco na rua. Precisamos de ações que dêem visibilidade para nossas propostas. É fundamental o envolvimento de outros grupos para fortalecer o lançamento do FÓRUM DE CULTURA DA ZL .
 
-  Nosso próximo encontro terá um desafio importantíssimo
 
-  PRECISAMOS FAZER UMA GRANDE DIVULGAÇÃO, CONVIDAR O MÁXIMO DE GRUPOS, COLETIVOS e ARTISTAS “AVULSOS”.
 
Saudações Culturais!
Marcello, Serginho e Vander
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário