segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reflexões sobre a cultura em São Paulo

O site Passa Palavra fez um interessante reflexão sobre a cultura e seus impasses em São Paulo. A industria cultual, movimentos sociais, mercantilização da cultura, cultura marginal são alguns dos pontos que o texto percorre para tentar entender esse emaranhada rede de interesse diversos que age na organização, produção e recepção da cultura em SP.



"São Paulo: Diferentemente da antiga indústria cultural, ao vincular a sua imagem a elementos simbólicos produzidos colaborativamente, o novo empresariado da cultura aproveita-se dessa riqueza enquanto capital simbólico coletivo, que ao final do processo haverá de ser revertido em dinheiroPor Passa Palavra

A cultura no centro da luta de classes em São Paulo
Um olhar panorâmico sobre o atual cenário da cidade de São Paulo, e talvez do Brasil, indica-nos que cada vez o tema da cultura ganha espaço e importância nas dinâmicas dos movimentos sociais. Muito do que hoje faz parte do campo político, digamos, progressista da cidade é constituído por grupos, coletivos e outras iniciativas que, de alguma maneira, privilegiam a matéria arte-cultura. Sem dúvida, esta impressão geral se deve, em grande medida, ao florescimento de um sem-número de saraus em diversas periferias da cidade, dando origem ao que se consagrou chamar cultura periférica. Mas é também resultado de uma longa jornada encampada por fazedores de hip-hop, samba, teatro, produtores e distribuidores de vídeo, música, comunicadores e mantenedores de espaços alternativos, que animam uma cena bastante diversa e mais ou menos ligada aos interesses populares."
.....
Para ler mais acesso o site Passa Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário